TH.-.-.Site.png
Terapia Holística Em Taubaté
 
 Terapia Holística Propicia Autoconhecimento,
 Equilíbrio Emocional, Saúde e Bem - Estar
TH...PTBreveMenor.png

A palavra Psicoterapia vem de:
therapia: significa tratar, cuidar 

psico: se refere a mente 
 

Portanto, Psicoterapia é um processo de busca de Conhecimento

e Desenvolvimento pessoal e, principalmente, de ajuda.
Atua dentro de uma proposta de transcendência dos limites da personalidade,

conectando a pessoa Consigo Mesmo,
trazendo à Consciência aspectos de seu “eu” mais profundo,
integrando-o com seu Corpo, Mente e Espírito.

 

Para conseguir alcançar o desejado Equilíbrio Emocional o individuo passa por um trabalho intenso, que exige dedicação e força de vontade. Sentimentos negativos precisam ser trabalhados e re-significados, negar sensações ruins pouco ajuda. A Maturidade Emocional vai propiciar ao individuo, uma atmosfera de Equilíbrio, Paz Interior e Sabedoria, e esta busca se dá dia a dia.

 

A maturidade emocional permite a pessoa se olhar e aceitar-se como sendo fragmentado e imperfeito, porém tendo a dimensão de sua Capacidade e Qualidade de ultrapassar as barreiras Emocionais para que possa alcançar sua maior completude. Não se pode negar o EU o tempo todo, pois ele está aí e se reflete em cada gesto, comportamento e atitudes. Mas, ao se olhar, se perceber e se aceitar imperfeito, o homem terá a oportunidade de Reorganizar essa “máquina” tão extraordinária que é o seu Psiquismo, e integrá-la ao seu corpo.

Sabendo que, os conflitos sempre irão existir e é perfeitamente saudável para a construção íntima do ser humano. É por meio deles que as pessoas terão a oportunidade de Crescer, Amadurecer e se Perceber enquanto parte existente.

 

O modo como cada pessoa vai conduzir seus relacionamentos refletirá em suma sua maturidade emocional, esta que será adquirida à medida que cada pessoa começa a prestar mais atenção em seus Sentimentos e Emoções, a aprender a se olhar de forma generosa e principalmente, sem medo desse estranho interior. Aprender a reconhecer erros, falhas é a primeira oportunidade que o indivíduo tem para poder acertar, não rivalizando consigo mesmo e sendo seu melhor aliado.

 

A ausência de equilíbrio emocional leva o ser humano a paralisar diante dos obstáculos ocorridos em sua vida, à pessoa pode se perceber sem força para continuar sua caminhada. É sempre importante estar ciente de sua energia psíquica, saber utiliza-la e lidar com ela.

 

Essas Energias serão fundamentais para que no meio de um problema a pessoa possa saber racionalizar, e partir daí iniciar o processo de REestruturação, uma verdadeira reforma interna que trará resultados externos. Porém ter o conhecimento sobre si é importante e saber utilizá-lo com Sabedoria é imprescindível, não se pode deixar tais conhecimentos só acumulados pelas experiências, esquecidos.

 

Faz parte do Equilíbrio Emocional,

como também da Maturidade Emocional,

saber ouvir, falar e trocar informações.

 

Todos sabem que cada pessoa encara uma mesma situação, de formas diferentes. É possível perceber que a forma de encarar a vida, além de características de personalidade e a influência do meio em que a pessoa vive, vão mexer com o nível de ansiedade, timidez, ânimo, autoestima, entre outros, podendo gerar ainda estresse e grande preocupação ou indecisão.

 

Quem não souber lidar com todo este conteúdo de forma adequada, irá sofrer as consequências em um ou mais setores de sua vida – tudo isto pode atrapalhar ou até mesmo derrubar qualquer estudante, profissional, dona de casa ou pessoa aposentada.

 

Seu Equilíbrio Emocional se reflete em todos os aspectos de sua vida, mas o que mais podemos perceber é com relação à nossa capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e em obter o máximo de satisfação com o nosso trabalho. Através destes dois aspectos você pode fazer um diagnóstico de como anda o seu equilíbrio emocional.

 

Pessoas que não sabem lidar emocionalmente, tendem a ser mais solitárias, com baixa autoestima e com tendência a depressão. O que gera uma má qualidade de vida. Estarão sempre se cobrando por coisas que não conseguem fazer. Precisamos para atingir o nosso equilíbrio emocional, procurar entrar em sintonia com as nossas emoções e com as das pessoas que nos cercam. Saber o momento certo de interagir, a fim de evitar conflitos. Agindo dessa forma, estaremos apreendendo a nos educarmos emocionalmente, procurando Observar e Sentir o momento certo de deixar a nossa Emoção Agir, Respeitando o momento do outro e Reagindo quando necessário, de forma adequada, sem se magoar e magoar o outro.

 

A pessoa que não acredita que merece receber Amor Incondicional e acha que suas necessidades não são importantes, além de se tornar cada vez mais desequilibrada emocionalmente, terá sempre a certeza que só mantém o amor em sua vida pelo sofrimento e doação constante. Irá suportar qualquer situação simplesmente para receber um pouco de amor.

 

Tenha sempre a certeza de que a pessoa mais importante neste mundo é VOCÊ!

Ame-se, Respeite suas Necessidades, seus Desejos e seus Sentimentos.

 

 Aceite as suas emoções e perceba as “mensagens” que o seu corpo lhe dá.

Não só é licito sentir dor, raiva, medo ou tristeza,

como é uma boa forma de prevenir o aparecimento de perturbações emocionais.

Se sentir dificuldade em entrar em contato com as suas emoções

e expressá-las apropriadamente, não hesite em procurar ajuda de Psicoterapia.

 

Amor, Luz e Paz

Fernanda Tomaz